Sobre nós

O que fazemos

Antes de existirem os papéis para jato de tinta, haviam papéis offset, e rodar o último em impressoras a jato de tinta às vezes é possível, raramente com resultados de alta qualidade. Pulverizar tinta jato de tinta de baixa viscosidade à base de água na “folha livre” que a maioria dos papéis offset não revestidos consiste pode ser comparado a “colocar água colorida em uma esponja”. As fibras que não conseguem “agarrar o pigmento” deixam pouco dele na superfície da folha, reduzindo a refletividade e comprometendo a aparência da cor..

O diferencial dos papéis para impressoras jato de tinta (inkjets)

Os papéis fabricados especificamente para jato de tinta são tratados ou revestidos com substâncias que os tornam melhores na captura e retenção de pigmentos em jato. O tratamento coloca os aditivos “na massa do bolo”, como Schilling descreve a pasta de celulose úmida da fabricação de papel, durante a sequência de fabricação. O revestimento introduz os aditivos separadamente, após o papel estar totalmente formado.

Porque o papel para impressoras a jato de tinta pigmentadas é mais caro que os papéis offset

Existe uma diferença de preço e qualidade entre os papéis offset e papéis para INKJETS. Papéis tratados são mais econômicos (porque fornecer os aditivos não requer uma etapa extra de fabricação) e papéis revestidos com aparência impressa superior (porque o revestimento ajuda o pigmento a se destacar mais na superfície) são mais caros pelos processos utilizados na fabricação. Outra maneira de tornar o papel compatível com jato de tinta é calandrá-lo - uma técnica empregada na fabricação de papel offset por décadas. Como etapa final, o papel passa por uma série de rolos de polimento sob pressão e em alta velocidade: um processo, segundo Schiller, que “elimina de forma rápida e agressiva todos aqueles fios de cabelo” (ou seja, fibras de papel que tornam a folha rugosa e degradar a capacidade de impressão). Todo esse processo torna o papel mais caro, mas hoje para o Brasil o custo ainda é um pouco mais alto por causa dos processos de importação, já que todos os papéis para impressoras a jato de tinta Epson, AfiniaLabel, Primera e outros, são importados.

“A superfície do papel é tão importante quanto a química e o tratamento do papel”

IMPRESSORAS DIGITAIS DE ETIQUETAS COLORIDAS

AFINIA LABEL

L501 / L502

ANYTRON

Any-002

PRIMERA

LX-2000

EPSON ColorWorks

TM-C3500

EPSON ColorWorks

C6500A

EPSON ColorWorks

C7500G